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25 de Abril de 2024

Garantia de carro usado

"Comprei um carro e o vendedor me disse que tenho 90 dias de garantia, mas somente para motor e câmbio"

há 2 anos

A venda de veículos seminovos têm aumentado a cada dia no Brasil, tanto pelos valores exorbitantes dos carros 0km quanto pela demora na entrega.

É muito comum que no momento da compra de um veículo o consumidor questione sobre o período de garantia de possíveis defeitos que possam surgir, afinal trata-se de um veículo seminovo.

No mercado de veículos a resposta sobre o questionamento acima de grande parte dos vendedores é a seguinte:

“Garantia de 90 dias para motor e câmbio”

O consumidor por estar precisando do veículo para trabalho, ou até mesmo porque sua família necessita de um meio de transporte para facilitar as tarefas do dia a dia acaba finalizando a compra. Algum tempo depois nota que o carro não está funcionando adequadamente e percebe que adquiriu um veículo com defeito, por vezes até chega a comunicar a empresa vendedora, mas pelo tempo que pedem para fazer o reparo ser muito longo ou por alegarem que não tem a obrigação de resolver, o consumidor acaba tendo que tirar do próprio bolso para realizar o reparo.

Se você ou alguém que você conhece está passando por isso saiba que esse tipo de conduta por parte do vendedor é considerado como lesivo ao consumidor. Sendo visto como uma prática abusiva e arbitrária por parte do estabelecimento que realizou a venda. Sendo possível requerer todos os gastos tidos para reparar o defeito, além de danos morais caso tenha sofrido abuso ou humilhação por parte dos representantes ou funcionários da vendedora.

A garantia de 90 dias é para todo e qualquer defeito existente no veículo na época da compra, sendo eles de fácil constatação ou não.

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